Você sabia que o brasileiro consome em média 2,6 quilos de chocolate por ano? Existem 3 principais tipos de chocolate: chocolate ao leite, chocolate amargo e chocolate branco que são compostos de cacau, proteínas, carboidratos e gordura. Todos esses estão presentes em momentos de tristeza ou felicidade. Mas você sabe como o chocolate pode influenciar no corpo humano e na qualidade do seu sono?
Comer chocolate pode trazer vários benefícios. Vamos conhecer um pouco mais sobre eles?
- Devido aos oxidantes do grupo dos flavonoides (catequinas, epicatequinas, procianidinas), o chocolate é capaz de auxiliar o fluxo sanguíneo, melhorando a saúde do coração. Junto ao infravermelho longo, disponível no colchão Sono Quality, o sistema circulatório funciona melhor, permitindo maior vascularização no corpo e, assim, também evitando problemas vasculares.
- O chocolate é capaz de estimular o sistema nervoso central e os músculos cardíacos, pois é composto por cafeína, que é uma substância com ação semelhante à teobromina. Quando utilizada em momentos de alta intensidade cardíaca, como um treino na academia ou uma corrida no parque, ela aumenta a termogênese corporal, permitindo maior gasto calórico. Mas vale lembrar: a cafeína deve ser consumida durante o dia, por meio de alimentos como chocolate, café e chá verde.
- Além de ser delicioso, o chocolate é capaz de estimular uma sensação única de bem-estar, pois libera o hormônio de serotonina, responsável pelo estímulo de relaxamento. Já pensou em degustar o seu chocolate favorito enquanto faz uma sessão de vibroterapia que pode durar de 15 a 45 minutos? A serotonina fica ainda mais estimulada!
- Por aumentar o fluxo sanguíneo, o chocolate é capaz de melhorar a função cerebral, por meio da liberação de hormônios que podem prevenir o Alzheimer. É saúde para ter uma terceira idade ativa e saudável, embora se priorize a medicina preventiva e o acompanhamento médico com frequência.
- Um momento de atenção para o chocolate!
- Por mais que o chocolate tenha todos esses benefícios, ele tem algumas precauções. O chocolate, quando é consumido em excesso, pode nos causar alguns problemas como obesidade e aumento da glicemia. De acordo com a OMS, é recomendado que seja consumido 50 gramas de chocolate por dia.
- O que podemos concluir? O chocolate é capaz de levar ao vício, mas seu consumo moderado pode ser um grande aliado na preservação da saúde. Quando combinado com soluções tecnológicas e outros aliados que promovem uma vida saudável, como dieta balanceada e a prática de exercícios físicos, gera-se maior qualidade de vida.